Svayam Accessibilities Award 2015
31-07-2015 00:00

A Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência participou na 14th International Conference on Mobility & Transport for the Elderly and the Disabled Persons (TRANSED 2015), que teve lugar em Lisboa, durante o período de 28 a 31 de julho de 2015. Nesta conferência participaram igualmente peritos de renome internacional maioritariamente oriundos da União Europeia e Ásia, bem como decisores políticos nacionais.

O SIA nasceu no âmbito da Elaboração do Plano de Promoção de Acessibilidade para Todos da cidade do Porto. Trata-se de uma aplicação de consulta origem/destino baseada num diagnóstico de acessibilidade às ruas, espaços e equipamentos públicos da cidade do Porto.

A estrutura deste projeto está organizada sobre a rede de transportes públicos, mais concretamente sobre a rede do Metro, por este se encontrar mais apto a receber o nosso tipo de “clientes” (em que as composições e estações são acessíveis). Com este esquema “metro-concêntrico” procurou-se identificar, num raio de 500 metros, as ligações essenciais entre as estações, outros transportes públicos (autocarros, comboios, etc.), equipamentos escolares, culturais, desportivos, saúde etc., espaços públicos e outros “acontecimentos urbanos” notáveis.

O SIA permite a consulta online, de percursos acessíveis otimizados, digitalmente calculados, entre dois pontos previamente escolhidos. À implementação deste projeto possibilita-se a extensão do mapa de acessibilidade ao longo do território, garantindo elementos de continuidade, ordenando relações entre vias, equipamentos e monumentos.

O auxílio dos transportes coletivos apoia na concretização dos objetivos definidos no âmbito deste projeto em afirmar a sua natureza intermunicipal e inter-regional.

Este prémio veio reconhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da acessibilidade na cidade do Porto e incentivar a que se faça sempre mais e melhor por todos os cidadãos.