Tourism Talks Pro
30-09-2015 20:00

No dia 30 de Setembro, teve lugar em Lisboa, a sessão de trabalho dedicada à  arquitetura e design para todos, no quadro do turismo acessível – TOURISM TALKS PRO – turismo para todos.

Esta ação encontra-se integrada no projeto “Tornar Portugal um destino turístico acessível para todos” que o Turismo de Portugal tem vindo a trabalhar com o envolvimento de muitos parceiros.

O Turismo de Portugal deu assim, início ao Ciclo de debates temáticos em torno do turismo, abarcando a discussão sobre as novas oportunidades de negócio, as tendências da procura e os desafios que se colocam às empresas turísticas e aos destinos no desenvolvimento de produtos diferenciadores.

O público-alvo da sessão eram as empresas e entidades do setor do turismo, entre outros profissionais ligados à criação de infraestruturas turísticas ou com impacto na atividade turística.

O Município do Porto foi convidado a participar, na pessoa da sua Provedora dos Cidadãos com Deficiência da Câmara Municipal do Porto, Arq.ª Lia Ferreira, pelas funções que exerce e conhecimento especializado da temática em análise. Esta participação tinha como objetivo a partilha de metodologia de trabalho, conhecimento técnico e divulgação dos resultados já implementados na cidade e internacionalmente reconhecidos.

Entre os convidados participantes contou-se com a representação da Áustria, Irlanda e Espanha (mais concretamente o Departamento de Acessibilidade Universal e Inovação da Fundação ONCE). No panorama Nacional, além do Município do Porto esteve também,  a Câmara Municipal do Funchal, Câmara Municipal de Lisboa e da Universidade de Lisboa.

No sector privado, deram os seus contributos, pela Associação de Hotelaria de Portugal a sua Diretora Executiva, Dr.ª Cristina Siza-Vieira e pela Empresa Mobilidade e Planeamento do Território (M.pt) a sua CEO, Eng.ª Paula Teles.

A Ordem dos Arquitetos (OA) contou com o seu Presidente Arq.º João Santa-Rita, dando o seu testemunho acerca da importância do Turismo para a Arquitetura e Vice-Versa.

O Porto mostrou a importância da dinâmica entre a Autarquia e Universidades e deixou bem claro o quanto estes temas são levados a sério pelos diversos serviços municipais da Câmara. A Provedora aproveitou o momento para mostrar um pequeno vídeo da cidade, apelar à existência de mais Provedores nos médios e grandes municípios e alertou a OA para a necessidade de pressionarem as faculdades de Arquitetura a integrarem as questões da Acessibilidade e do Desenho Universal nos seus programas de ensino: - “A Arquitetura surgiu para servir as necessidades do homem comum e a dada altura desviou-se do caminho, passando a servir o ideal de beleza de uma população bela e utópica. Isto não faz sentido, é preciso devolver a Arquitetura ao homem comum”. (Lia Ferreira)

No fim do evento, os participantes manifestaram o interesse e curiosidade em visitar a cidade que consideram estar em franca ascensão nestas temáticas.

Estes debates irão realizar-se em várias regiões do país e contam com vários oradores internacionais e nacionais, permitindo assim, contactar com boas práticas de diferentes países, conhecer projetos inovadores ao nível do produto e da gestão e estimular o networking.

Fotografia do evento Turism Talks Pro, mostrando o painel de oratória e parte do público