Percursos pela Inclusão
27-01-2016 12:00

A visita da Exma. Senhora Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência - Ana Sofia Antunes ao Porto e Norte de Portugal, no âmbito “Percursos para a Inclusão”, permitiu o início de um trabalho de proximidade e articulação direta com a Provedora Municipal dos Cidadãos com Deficiência – Arq.ª Lia Ferreira.

A Provedora teve oportunidade de participar numa primeira reunião conjunta, que teve lugar no dia 27 de Janeiro de 2016, onde fez uma rápida exposição de algumas iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas em parceria com diferentes serviços municipais e cujo objetivo primordial, se foca na promoção de uma maior inclusão na cidade.

Ao fim da tarde, numa reunião de trabalho menos formal, onde a Direção Municipal do Urbanismo esteve representada pelo responsável do Plano de Promoção de Acessibilidade para Todos e coordenador do Sistema de Itinerários Acessíveis do Município (SIA) do Porto – Arq. João Pestana, a Provedora pode explorar com maior detalhe a aposta que tem sido feita  na área da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

A mediação e promoção feita pela Provedoria têm sido fundamentais para a dinamização de sinergias participadas, tanto pela articulação com os diversos serviços municipais, bem como em parceria com as universidades e empreendedores, em torno deste tema. A Provedoria dinamiza, no entanto sãos os serviços dos diferentes Pelouros que têm os recursos para a implementação e aplicação. Ainda há um longo percurso a fazer, no entanto a Câmara Municipal do Porto tem sido exemplar na forma como absorve as propostas e projetos apresentados pela Provedoria (Lia Ferreira).

Além das posturas e práticas já instituídas e em curso, a Provedora mencionou alguns planos e projetos que ainda estão a ser desenvolvidos e para os quais considera essencial a envolvência e participação da Secretaria de Estado, bem como do reforço da parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, no contexto do Serviço de Informação e Medição para Pessoas com deficiência (SIM-PD) cuja extensão do Porto é competência da Provedoria.

Foi de acordo mútuo a necessidade de continuidade destes momentos de encontro e partilha para a articulação mais eficaz e a definição de políticas assertivas para a Inclusão efetiva das Pessoas com Deficiência, em Portugal.​​​

Percursos pela Inclusão



Percursos pela Inclusão